Clarificante para piscina

Problemas com a coloração da água da piscina podem ser fatores que afastam os banhistas, pois eles conseguem notar que há algo errado e ficam assustados. Assim, quando a piscina está com a coloração esbranquiçada ou com água turva, muitas pessoas acreditam que ela está suja ou imprópria para banho. Para resolver esse problema, você pode usar um clarificante para piscina, deixando água cristalina novamente. Leia Mais

Mas, você sabe quando é necessário usar esse produto? Para te ajudar, reunimos os principais pontos que vão te auxiliar a entender o que é clarificante para piscina e os seus benefícios. Confira agora e boa leitura!

O que é clarificante?

O clarificante é um produto que se utiliza para o tratamento físico da água da piscina piscina , ou seja, ele só trata a aparência da água. Esse produto não controla o pH ou alcalinidade da água, muito menos mata os microorganismos que podem ser prejudiciais para a saúde dos banhistas.

Qual o objetivo do clarificante?

A função do clarificante para piscina é eliminar resíduos em micropartículas da água, não sendo útil na remoção de sujeiras maiores, como folhas. Os resíduos maiores devem ser retirados com uma peneira, antes da aplicação do clarificante na piscina.

Como dito anteriormente, utiliza-se o clarificante quando a água apresenta uma aparência turva, esbranquiçada ou leitosa, indicativos de que há resíduos micro na água.

Essa sujeira é tão minúscula que se mistura na água, por isso não são sugadas pelo filtro filtro . Além disso, elas têm a densidade baixa, ficando em suspensão.

Quando usamos o clarificante, essa sujeira micro se aglomera, se tornando maior e sendo mais fácil do filtro reter. Por esse função, o clarificante para piscina também é conhecido como auxiliar de filtração.

Por que usar esse produto?

É importante frisar que o clarificante clarificante é usado apenas para o tratamento físico da água, não interferindo de forma química, mas se você não usar esse produto, a água pode ter sua qualidade comprometida, pois o produto ajuda a eliminar as partículas de sujeira da sua piscina.

É necessário limpar essa sujeira da sua piscina, pois ela pode interferir no pH e na alcalinidade da água.

Além disso, essa sujeira favorece a produção de cloraminas, que podem causar irritações nos olhos e odor na água. Piscinas sujas também são propícias para a proliferação de bactérias, que podem ser danosas para a saúde dos banhistas.

Qual a frequência certa do uso do clarificante para piscina?

Quem tem piscina em casa sempre se pergunta qual deve ser a frequência do uso dos produtos necessários para a limpeza da mesma. O clarificante para piscinas deve ser usado sempre que a água apresentar sólidos suspensos que o filtro não consegue filtrar.

Ele também deve ser usado assim que a água começar a perder o brilho, entrando no processo de turvação.

Diferenças entre decantador e clarificante

Muitas pessoas se perguntam qual é a diferença entre decantadores e clarificantes, tendo em vista que os dois atuam na aglutinação de micro sujeiras. A diferença entre esses produtos é a forma como devem ser utilizados.

Os decantadores decantadores devem ser usados com a casa de máquinas desligada, evitando assim a agitação da água.

Além disso, esse produto é usado para tratamentos mais intensos na piscina, com quantidades maiores de produto. Os decantadores também fazem a sujeira se acumular no fundo da piscina, sendo necessário aspirar depois de algumas horas.

Já os clarificantes são usados com o filtro da piscina ligado e em menor quantidade. Esse também é um tratamento mais leve, recomendado para piscinas menos sujas e que apenas perderam a cristalinidade da água.

Como usar o produto

Os clarificantes são produtos de fácil uso, sendo necessário apenas seguir as instruções que vem no rótulo do produto e a alguns detalhes para que a aplicação seja eficiente.

Além disso, os especialistas recomendam o uso de equipamento na hora da aplicação, evitando o contato direto com o produto. Aprenda abaixo como garantir que a utilização do produto seja eficiente:

Confira os parâmetros da água

Antes de usar o produto na sua piscina é necessário medir o pH, alcalinidade e o cloro cloro da água. Essa etapa é importante, pois se os parâmetros estiverem desregulados, pode ser que o clarificante não faça efeito, tendo em vista que ele depende do equilíbrio químico da água para agir.

Caso os parâmetros estejam desregulados é importante corrigi-los antes da aplicação. Atenção, não utilize o clarificante junto com os outros produtos químicos, como o cloro, por exemplo. Ao misturar os dois produtos você pode estar comprometendo a ação dos mesmos e prejudicando a água da sua piscina.

Use a quantidade indicada

Após corrigir o ph, a alcalinidade e o cloro cloro da sua piscina, chegou a hora de aplicar o clarificante.

Para isso, confira o rótulo do produto, nele deve estar informado a quantidade ideal para o volume de água da piscina. É importante que na hora de aplicar você use a medida indicada, nem mais ou menos, pois isso pode interferir no resultado obtido no tratamento.

Mantenha o filtro ligado

Como dito antes, para o clarificador funcionar e obter o resultado esperado, é preciso manter o sistema de filtragem ligado, para que as partículas aglutinadas sejam retidas.

Dilua o produto

Para um melhor resultado do clarificante, o dilua em um balde com um pouco de água da piscina, dessa forma o produto irá se misturar mais facilmente à água e terá um melhor efeito.

Depois de aplicar o produto é necessário o deixar agir, com o filtro ligado, por cerca de 6 horas. Esse tempo pode variar para mais ou para menos de acordo com o volume de água da sua piscina e a capacidade de vazão do filtro.

Geralmente a piscina estará liberada para uso depois de 12 horas, mas para garantir que não haja nenhum problema para os banhistas, confira o tempo estimado no rótulo do produto.

Caso você queira usar um decantador, no lugar do clarificante, você precisará aspirar o fundo da piscina depois de algumas horas. Saiba mais como aspirar a piscina com esse texto disponível no nosso blog..

Fechar

Clarificantes

Produtos encontrados: 4 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 4 Resultado da Pesquisa por: 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

= Voltar ao topo

A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.